REGIÃO

REGIÃO -
Esposende vai atribuir Prémio Rodrigues Sampaio para personalidades da cultura e da comunicação social

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Município de Esposende, em colaboração com a Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, vai instituir o Prémio Rodrigues Sampaio, que se destina a distinguir personalidades que, pelo seu trabalho, nas áreas da cultura e da comunicação social, contribuam para «uma sociedade mais inclusiva e mais crítica».

Dessa forma, e depois da aprovação por unanimidade em reunião do executivo municipal, foi dado início ao procedimento administrativo para a elaboração do regulamento deste prémio, sendo que os interessados poderão apresentar sugestões através de uma comunicação dirigida à Câmara Municipal.

Depois de ter sido instituído nos anos cinquenta do século passado pela Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, a atribuição do prémio foi suspensa, na década de oitenta, por falta de apoio. No ano em que se assinala os 140 anos da morte de António Rodrigues Sampaio, o Município de Esposende «entendeu ser o momento certo para se retomar o galardão».

Para Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal, o prémio terá o nome de Rodrigues dos Santos como «perpetuação da memória de um combatente da liberdade de expressão», realçando o autarca que este «faz parte da história do país e integra a fileira dos Esposendenses notáveis».

A atribuição deste prémio vai realizar-se em novos moldes, sendo que o prémio vai ter um período bienal e o valor monetário de 7500 euros. A instituição deste galardão enquadra-se na política cultural do Município e nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS