SERAMIL -Está aberta a Urjalândia a “Aldeia de Natal Sustentável”

SERAMIL -
Está aberta a Urjalândia a “Aldeia de Natal Sustentável”

A aldeia do Urjal, em Seramil, transforma-se, ao longo do fim-de-semana, numa “Aldeia de Natal Sustentável”, a Urjalândia. Passeios a cavalo, jogos tradicionais, slide, uma feirinha de produtos locais, exposição de presépios, fotografias com aves de rapina, teatros e actuações musicais, voo cativo em balão de ar quente, palhaços e até mesmo a presença do Pai Natal, são alguns dos chamativos que prometem animar todos quantos queiram aparecer. Para o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, o grande objectivo passa por «mostrar e promover a aldeia rural do Urjal, como um dos exemplos daquilo que há de bom no Concelho de Amares».

A apresentação teve início com o voo de uma ave de rapina e os habituais discursos, momento em que Manuel Moreira aproveitou para «agradecer e enaltecer o trabalho e dedicação de todos aqueles empenhados na realização da iniciativa, desde o Presidente de Junta de União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Rui Tomada aos habitantes do Urjal, pelas muitas horas de trabalho que aqui depositaram».

«É com esta coragem que a pouco e pouco vamos levando o nome de Amares dentro e fora do País», concluiu.

PUBLICIDADE

O Presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, destacou «a vontade e coragem do Concelho de Amares em preservar os valores culturais e tradicionais. Os outros Concelhos deveriam olhar para Amares como um exemplo de preservação das aldeias tradicionais».

«É importante ter estas dinâmicas nas aldeias, para que se mantenham vivas e para que as pessoas cá fiquem, preservando os valores culturais, etnológicos, etnográficos, a paisagem e o património cultural e construído», declarou.

A apresentação contou ainda com a presença do Vereador do Ambiente, Vítor Patrício e do Presidente de Junta de União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, Rui Tomada.

Abertas as hostes, a curiosidade é o ponto-chave para explorar os mais diversos cantos da aldeia de Natal.

ESTA TARDE

Pelas 18h tem início o Concerto de Natal, a cargo da Banda Filarmónica de Bouro e a partir das 19h00 a animação fica a cargo das concertinas e da Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho.

AMANHÃ

Amanhã, domingo 23 de Dezembro, além da peça “Uma estrelinha muito especial para a noite de Natal”, representado pelo Teatro Infantil de Barreiros, a tarde fica marcada pela Parada de Natal (16h00) e pela degustação do maior Bolo-Rei de laranja.