O Estado vai assumir o pagamento das obras de requalificação dos postos da GNR de Terras de Bouro e do Gerês, cabendo à Câmara fazer os projetos, de acordo com um protocolo assinado esta quarta-feira entre o ministério da Administração Interna (MAI) e a autarquia.
O acordo, que foi assinado na presença do ministro José Luís Carneiro, prevê que o município de Terras de Bouro seja responsável pelos projetos de reabilitação dos dois postos territoriais situados no concelho.
Posteriormente, será estabelecido um contrato interadministrativo para o financiamento, por parte da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, para concretização das respetivas obras, cujo investimento poderá ascender a meio milhão de euros.
“Independentemente de ser um valor mais ou menos elevado, estarão disponíveis os recursos financeiros para poder avançar. É um dever do Estado”, garantiu José Luís Carneiro.
O titular da pasta da Administração Interna sublinhou que, apesar de o atual Governo estar a pouco tempo de cessar funções, há “legitimidade e legalidade” para que este compromisso seja celebrado, uma vez que o quadro plurianual de investimentos em infraestruturas e equipamentos estende-se até 2026.
José Luís Carneiro admitiu que este processo “não teve a celeridade que deveria ter tido”, mas reiterou que agora, a partir do momento em que o “compromisso fica escrito”, há todas as condições para que as obras de beneficiação dos dois postos da GNR possam ser executadas.
O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, sublinhou que há “muitas situações a corrigir” em ambos os edifícios, com vista a dar melhores condições para que os militares da GNR possam desempenhar a sua missão.
“Queremos um concelho seguro, quer para os nossos residentes, quer para os milhões de pessoas que nos visitam”, frisou o autarca terrabourense.