Aos 22 anos, Beatriz Barros vive uma época de afirmação no voleibol nacional. Estudante do curso de mestrado em Treino Desportivo, na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC), integra há três épocas a equipa técnica da formação sénior de voleibol do SC Braga, clube com o qual conquistou o vice-campeonato nacional da 1.ª Divisão.
«Este feito representa um marco histórico para o clube e é um momento de grande significado pessoal e profissional», sublinha a jovem treinadora, natural de Braga. A qualificação inédita para a final nacional resulta de «um trabalho contínuo, exigente e comprometido» de toda a equipa técnica e atletas.
A jovem diz que a formação que tem recebido na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo tem sido determinante para a sua caminhada no mundo desportivo.
«A ESDL-IPVC é uma Escola com um espírito de proximidade e entreajuda enorme. Existe uma forte componente prática que permite um contacto direto com o terreno e com contextos reais de exigência constante. A articulação entre a teoria e a prática é uma mais-valia incontornável, sobretudo para quem, como eu, ambiciona trabalhar diretamente no terreno», conta.
Mestrado em Treino Desportivo está “bem estruturado” e alia componente científica/investigação com prática
Depois do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, também na ESDL-IPVC, Beatriz Barros sentiu necessidade em aumentar e aprofundar conhecimentos. Segundo a mesma, o mestrado que frequenta alinha «investigação e prática e preparando-nos para a intervenção qualificada».
Quando decidiu que a ESDL-IPVC iria fazer parte da sua história, a jovem atleta sabia que queria manter e aprofundar a sua ligação à modalidade de voleibol. Estagiou no SC Braga e a sua ligação ao clube, que tinha começado aos 14 anos como atleta, tal como à Escola sediada em Melgaço, tem crescido ano após ano.
«O meu mestrado dá-me as condições ideais. Está muito bem estruturado, apresentado uma aliança forte entre a componente científica/investigação e a prática, desafiando-nos diariamente a pensar sobre o desporto e a encontrar soluções viáveis para integrar no nosso contexto profissional», destaca.
Edificada entre a natureza, foi junto ao Complexo Desportivo de Melgaço que a Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo ESDL ganhou expressão. «Na ESDL sente-se um espírito de união e entreajuda. É uma Escola onde há proximidade com os docentes e onde são criadas ligações muito fortes ente todos os colegas», afirma a jovem.
Se as relações humanas são relevantes, as académicas acompanham. Beatriz Barros fala da componente prática e da formação de referência como mais-valias «incontornáveis».
A mesma destaca «a articulação entre a teoria e a prática, o contacto direto com os contextos reais e de exigência constante fazem da ESDL uma referência. Tive a oportunidade de trabalhar e aprender com profissionais de excelência, que são inspiração diária».