PATRIMÓNIO

PATRIMÓNIO -
Estudantes de Arqueologia da UMinho realizam estágio na Geira Romana em Terras de Bouro

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Um grupo de estudantes do curso de Arqueologia da Universidade do Minho está a realizar um estágio no concelho de Terras de Bouro, designadamente na Geira Romana, que vem na sequência de trabalhos já efetuados no ano passado.

O grupo de estudantes e de professores foi recebido no salão nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, e pelo vice-presidente, Adelino Cunha.

O estágio, que acontece até 26 de Julho, conta com a participação de seis alunos e está também enquadrado no projeto INterregSudoe: CUlturMOnts S1/4.6/E0050: Valorização das Paisagens Culturais de montanha: recurso para o desenvolvimento territorial sustentável, projeto a que entretanto se candidatou a Universidade do Minho e de que a Câmara Municipal de Terras de Bouro é parceira.

A candidatura a um PIPA (Projetos de Investigação Plurianual de Arqueologia), para que todos os trabalhos arqueológicos estejam devidamente enquadrados e autorizados pela tutela, é também parte integrante neste estágio.

“A sinergia e o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro irão contemplar o alojamento para nove pessoas, refeições e transporte de e para o campo, assim como a utilização das instalações do Núcleo Museológico de Campo do Gerês para trabalho de gabinete e depósito do material de prospeção”, refere uma nota da autarquia.

Segundo o município terrabourense, “esta mútua colaboração permitirá satisfazer, simultaneamente, os interesses de investigação e ensino da Universidade do Minho e os interesses de proteção, conservação e valorização do património arqueológico de Terras de Bouro, numa perspetiva de qualificação e promoção do desenvolvimento do concelho”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS