BRAGA

BRAGA -
Estudantes europeus pedem mais zonas verdes e inclusivas para Braga

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Os mais de 40 estudantes europeus que durante uma semana foram desafiados a repensar margens do rio Este, em Braga, concluíram pela necessidade de criar locais de convívio para a população, voltados para o rio, iluminados e com árvores para garantir espaços sombra.

Os jovens portugueses, belgas, romenos e eslovacos que participaram na ‘Design Think Your City Braga’ propõe ainda a diminuição dos espaços destinados aos automóveis e respectiva circulação, devolvendo assim estes locais do espaço público aos habitantes através de criação de zonas verdes e de lazer numa área de elevada densidade populacional.

A criação de hortas comunitárias, permitindo à população realizar produções agrícolas próprias, ou o alargamento da ciclovia e de áreas verdes pedonais são outras propostas saídas desta acção reflexiva e formativa que decorreu no âmbito do Youth 4 Bauhaus.

Todas esta propostas foram projectadas em maquetes, criadas pelos estudantes, sendo ainda recriado o percurso do rio Este recorrendo ao popular jogo Minecraft.

RELATÓRIO FINAL EM NOVEMBRO

Com a colaboração de arquitectos da Universidade do Minho, e com um programa composto por workshops, caminhadas e oficinas de introdução ao Minecraft, este grupo de estudantes teve como objectivo trabalhar oito áreas definidas ao longo do Rio Este, entre o Parque da Rodovia e a freguesia de Lomar, mapeando e identificando as potencialidades destes espaços.

A metodologia adoptada guiou os estudantes a propostas concretas com base na informação recolhida respondendo às necessidades locais. Estas propostas vão também estar disponíveis, de forma mais completa e abrangente, num relatório que será apresentado em Novembro.

Todas as actividades foram elaboradas com base nos princípios da iniciativa Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus), um projecto ambiental, económico e cultural, criado pela Comissão Europeia, que visa combinar a concepção, a sustentabilidade, a disponibilidade, a acessibilidade de preços e o investimento, a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu das pessoas.

Esta foi a última etapa do projecto, depois do desafio já ter passado por zonas urbanas das cidades de Košice, Ghent e Bucareste. O projecto contou com a participação quase uma centena de estudantes e docentes, entre os quais pessoas com mobilidade reduzida, surdos e com perturbações do espectro do autismo. Em conjunto, foram desafiados a pensar e a debater questões concretas do foro urbano, ambiental, político, social e cultural.

Youth 4 Bauhaus é um projecto financiado pelo programa Erasmus+ e alicerçado na New European Bauhaus (NEB), iniciativa lançada pela Comissão Europeia.

Com Fernando Gualtieri (CP 7889)

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS