As emblemáticas pegadas e setas dos peregrinos, na rota do Caminho Português para Santiago de Compostela, na ponte centenária internacional que une Valença e Tui, foram recuperadas e já são novamente um dos espaços preferidos dos peregrinos.
“As setas amarelas e pegadas, com as cores das bandeiras de Portugal e Espanha, são um elemento icónico do Caminho Português para Santiago de Compostela que faz parte da memória coletiva de todos os peregrinos, dos diversos cantos do mundo, que tiveram a oportunidade de fazer este percurso”, refere a Câmara de Valença.
Segundo a autarquia, “para os peregrinos este é o local que proporciona a oportunidade para registar o momento de poder estar com um pé em Portugal e outro em Espanha”.
As pinturas foram elaboradas pelo artista António Nunes, funcionário da Câmara Municipal de Valença, em 2016. Com o tempo estes elementos foram-se desgastando tendo sido necessária esta intervenção.
“Este ponto simbólico, precisamente a meio da ponte, no circuito pedonal, proporciona também as melhores vistas para a Fortaleza e centro histórico de Valença e a catedral e o centro histórico de Tui”, enaltece a Câmara Municipal de Valença.
A autarquia tem em preparação, também, uma “intervenção de fundo” no albergue de peregrinos São Teotónio, bem como o reforço da sinalética e outras intervenções de apoio aos peregrinos nos percursos que atravessam o concelho.