EUROPA

EUROPA -
Eurodeputada Isabel Carvalhais na comissão do PE que investiga violações no transporte de animais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Isabel Estrada Carvalhais foi nomeada membro efectivo da nova Comissão de Inquérito que investiga alegadas infracções na aplicação das regras da União Europeia (UE) no transporte de animais vivos.

A eurodeputada é a única portuguesa do grupo de seis deputados socialistas europeus indicados na passada sexta-feira, no PE, que vão, em conjunto com os restantes grupos políticos, avaliar eventuais violações na aplicação do direito da UE sobre a protecção de animais durante o transporte e operações relacionadas dentro e fora da mesma UE.

Isabel Carvalhais abraça este desafio “com muito entusiasmo” pois, como já várias vezes afirmou , “a qualidade de uma sociedade também se avalia pela forma como trata os seus animais”.

Segundo Carvalhais, a comissão irá debruçar-se por exemplo sobre “o cumprimento das regras relativas ao manuseamento de animais transportados, ou prevenir transporte de animais impróprios ou animais que ainda não foram desmamados”. Pretende ainda avaliar a aplicação das disposições relativas ao espaço para animais transportados e a sua alimentação, entre outras importantes premissas.

Os sucessivos relatos de abusos e violações ao regulamento de protecção de animais no transporte de longo curso dentro e fora da União Europeia, motivou a criação desta Comissão, aprovada no Parlamento Europeu por uma larga maioria em Junho.

De referir que as comissões de inquérito do PE têm como objectivo investigar possíveis violações do direito da UE ou alegadas más administrações na sua aplicação. Contudo, são instrumentos raramente accionados pelo PE, o que lhes confere uma elevada importância nas instituições europeias e no espaço europeu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS