Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Ex-presidente da Assembleia Municipal de Esposende candidata-se como independente à Câmara

O médico Carlos Silva anunciou esta quarta-feira que é candidato independente à Câmara de Esposende, onde, no atual mandato, foi presidente da Assembleia Municipal, eleito pelo PSD.

Na sua lista, concorrerá também, como número um para a Assembleia Municipal, Alberto Figueiredo, que foi presidente da Câmara de Esposende durante 10 anos, igualmente eleito pelo PSD.

Em conferência de imprensa, Carlos Silva disse que tinha sido convidado, em 2023, pelo então presidente da Câmara, Benjamim Pereira, para ser o cabeça de lista nas autárquicas deste ano, mas, entretanto, a concelhia escolheu Guilherme Emílio.

“Foi uma votação de braço no ar, de forma coagida”, criticou Carlos Silva, alegando que o PSD em Esposende “não é um partido democrático”, estando antes dominado “por duas ou três pessoas”.

Carlos Silva disse ainda que propôs umas “eleições internas livres” para a escolha do candidato, mas a ideia nunca avançou.

“Quem não é sério ao nível do partido, como pode ser respeitado a nível concelhio? Se não há democracia dentro do PSD, como pode haver democracia no concelho?”, questionou.

Carlos Silva foi presidente da Assembleia Municipal de Esposende desde o início do atual mandato, tendo abandonado o cargo quando o PSD anunciou que o candidato  Câmara em 2025 seria Guilherme Emílio.

Em dezembro de 2024, o PSD de Esposende aprovou a candidatura de Guilherme Emílio à Câmara local, com 14 votos a favor e uma abstenção.

“O PSD de Esposende está recheado de excelentes quadros, pelo que a concelhia levou em consideração outras personalidades, tendo concluído que o companheiro Guilherme Emílio é aquele que oferece as maiores garantias de sucesso eleitoral e, essencialmente, de dar continuidade ao projeto em curso de desenvolvimento do nosso concelho”, referia um comunicado do partido emitido nessa altura.

Guilherme Emílio foi o número dois da lista do PSD em 2021, liderada por Benjamim Pereira, que venceu as eleições.

Em setembro de 2024, Benjamim Pereira saiu para liderar o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, assumindo então Guilherme Emílio a presidência da Câmara de Esposende.

Na conferência de imprensa desta quarta-feira, Carlos Silva afirmou que a sua candidatura vai apresentar listas em todas as freguesias do concelho.

Disse ainda que quer protagonizar um projeto “de mudança” e de serviço às pessoas, sem jogos ou manobras políticas, sem prometer tudo a todos e sem “poder pelo poder”.

Em 2021, o PSD ganhou a Câmara de Esposende, elegendo seis elementos para o executivo, tendo o PS conseguido um.

O eleito do PS, Luís Peixoto, assumiu-se, entretanto, como independente.

O PS escolheu Pedro Durães Leite como candidato às autárquicas deste ano, que decorrerão entre setembro e outubro.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS