REGIÃO

REGIÃO -
Feiras Novas estão de regresso a Ponte de Lima em Setembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As Feiras Novas em Ponte de Lima estão de regresso, após dois anos de interrupção forçada devido à pandemia, e chegam à “vila mais antiga de Portugal” entre os dias 7 e 12 de Setembro.

De acordo com Vasco Ferraz, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, este cartaz está «alicerçado numa ampla tradição», que torna estas Feiras Novas «uma das mais importantes manifestações do Património Cultural Imaterial do  país».

No primeiro dia do certame, às 21h30, a festa inicia-se com uma Arruada de Concertinas, sendo que vai existir uma rusga de tocares e cantares pela noite dentro.

PUBLICIDADE

No dia que se segue, 8 de Setembro, destaque para o momento musical protagozinado pela Banda de Música de Estorãos, de Ponte de Lima, num momento agendado para as 21h, no Largo do Camões.

A música permanece pela noite dentro, através do “Music Fest”, que promete animação e dança pela noite dentro, até às 4h da madrugada.

Na sexta-feira, 9 de Setembro, mais música e animação, com destaque para uma noite de fados e tradição, às 21h30, no Jardim do Paço do Marquês, e para as várias Tunas Académicas vão também dar cor e alegria a essa noite das Feiras Novas.

Já no sábado, o dia encontra-se recheados de actividades, desde o habitual cortejo etnográfico à corrida de cavalos de passo travado e do desfile de “gigantones” até a uma sessão de fogo de artifício.

O domingo arranca com uma salva de morteiros, envolve uma tourada, às 18h, e, às 21h30, vai decorrer o festival limiano de folclore, com vários grupos como o Grupo Folclórico de Calheiros ou Grupo Folclórico da Casa do Povo de Poiares.

As actuações vão decorrer em dois palcos distintos: um na Expolima e outro no Jardim do Paço do Marquês.

No dia 12 de Setembro, último dia das Feiras Novas, vai decorrer uma missa solene com sermão em honra de Nossa Senhora das Dores, existindo, posteriormente, às 16h, uma procissão que vai colorir o centro histórico de Ponte de Lima.

Às 19h, dá-se a despedida das bandas, a decorrer no Largo de Camões.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS