As Festas de Nossa Senhora da Paz, em Amares, vão decorrer nos dias 12, 13 e 14 de Julho e a Confraria quer juntar no alto do monte as “Três Santas do Monte”, a Senhora da Paz, a Senhora do Sameiro e a Senhora da Abadia .
Este ano, «há surpresas. «Teremos a participação da Nossa Senhora do Sameiro e gostaríamos de juntar a Senhora da Abadia. Ficavam as três Santas do monte, mas ainda está por confirmar», revela Tomás Maia, presidente da Confraria de Nossa Senhora da Paz.
PROGRAMA
Tomás Maia adianta o programa. «No dia 12, há a missa solene e a procissão de velas, que sai daqui da Capela até à Igreja de Divino Salvador». A noite é de Mariana Maia, artista amarense, seguida de dois DJ’s do concelho (André Matos e Ângelo Teixeira), a partir da meia-noite.«No dia 13, temos música gravada durante o dia, depois uma atuação do grupo “BailáNoite” e atuação do DJ Carlos Silva, também amarense».
O domingo, dia 14 de Julho, a fanfarra dos Escuteiros de Merelim S. Paio e a Banda musical de Cabreiros dão entrada no recinto pelas 09h30.
Segue-se «o ponto mais alto, a procissão, o ex-libris da festa, que sai da Igreja até aqui ao Monte».
A missa campal acontece pelas 11h00. Às 12h30, atua a Banda Musical de Cabreiros.
A tarde está reservada para o folclore, com participação do «reativado» Rancho Folclórico de São Pedro de Figueiredo e do Rancho Folclórico das Lavradeiras da Casa do Povo de Amares.