CALDELAS -  Festas de Sant’iago em Caldelas de 24 a 28 de Julho

CALDELAS -
Festas de Sant’iago em Caldelas de 24 a 28 de Julho

Estão aí a chegar as Festas de Sant’iago em Caldelas. De 24 a 28 de Julho, a Vila termal promete encher-se de gente e animação para um dos «grandes momentos» da agenda cultural de Caldelas ao longo do Verão.

A Festas, em honra de “Santiago Maior” – santo padroeiro de Caldelas – pretendem satisfazer os mais variados gostos e «atrair todo o tipo de público, dos mais novos aos mais velhos e para todas as famílias» e são organizadas pela Comissão de Festas, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.

Ao longo dos cinco dias estará também a funcionar uma Feira de Artesanato e gastronomia tradicional.

PUBLICIDADE

O programa das Festas de Sant’iago foi apresentado esta manhã, no posto de turismo de Caldelas, pelo Presidente de Junta da União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, João Almeida.

DESTAQUES

Logo no primeiro dia, 24 de Junho, está agendada para as 21h30 a procissão de velas, seguindo-se o espectáculo de Cláudia Martins e Minhotos Marotos, pelas 23h.

No dia 25, dia de Sant’iago, o destaque vai para o tradicional despique de bandas de música, onde estarão presentes a Banda dos Arcos de Valdevez e a Banda Filarmónica de Amares. Pelas 18h30 sai à rua a Procissão de Santiago, o ponto alto das festividades. Às 22h00 tem início um grande arraial minhoto e antes de terminar o dia tempo ainda para duas sessões de fogo-de-artifício, por pirotécnicos da região.

Já no dia 26, sexta-feira, decorre o Festival de karaoke, com a participação do grupo 4Fun Events.

Sábado, 27 de Junho, é dia de Marchas populares, que começam a percorrer a vila por volta das 21h30 e onde desfilarão o grupo Escola a Bombar, a Marcha do Centro Escolar de Caldelas, a Marcha Popular e a Marcha de Caldelas. Ruth Marlene, às 23h30 e o Dj set de Sérgio Moura, pelas 01h00, prometem encerrar o penúltimo dia em beleza.

No dia 28, último dia das festas, decorre uma peregrinação pelo caminho de Santiago, com encontro marcado junto à Pontelha da Torre. À tarde tem início o Festival Folclórico, que contará com a presença e actuação do Grupo Folclórico da Unversidade do Minho, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Ponte da Barca e ainda o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, Viana do Castelo.