Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Fevereiro é mês de dança, música e memória de Carlos Paredes no gnration

O gnration acaba de partilhar o programa para o mês mais curto do ano. Tu começa com Francisco Fontes, natural de Braga. O jovem compositor tem vindo a destacar-se no panorama da música contemporânea nacional e internacional e recebeu, em 2019, com o Prémio de Composição SPA/Antena 2. A 7 de fevereiro, Francisco Fontes reúne algumas obras, acompanhado por Raquel Mendes, Ana Isabel Santos, Pluris Ensemble e João Miguel Braga Simões. Apresenta ainda uma video-dance criada em parceria com a coreógrafa Daniela Cruz e o realizador André Constantino.

Vera Mantero e Susana Santos Silva juntam-se à programação no primeiro fim-de- semana de fevereiro. A dupla encontra-se primeiro no GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea (Guimarães), a 8 de fevereiro e na tarde do dia seguinte (9 de fevereiro) chega ao gnration para apresentar Cloud Nine (Nuvem Nove).

A 14 de fevereiro, Six Organs of Admittance e Norberto Lobo têm encontro marcado para celebrar Carlos Paredes, o “mestre” da guitarra portuguesa. Ben Chasny (nome por de trás de Six Organs of Admittance) é  responsável pela reedição além-fronteiras, em 2011, dos álbuns Guitarra Portuguesa (1967) e Movimento Perpétuo (1971) do artista. Este concerto está inserido nas comemorações oficiais do centenário de nascimento de Carlos Paredes.

Inspirado pelo Organic Music Society (1972), de Don Cherry, GRIOT 3000 é um novo projeto intercontinental de seis artistas na improvisação multicultural de não-jazz. Vindos de África, Braima Galissá (da Guiné-Bissau, na kora) e Dudu Kouaté (do Senegal, na percussão) juntam-se aos brasileiros Rodrigo Brandão (spoken word) e Thiago Costa (guitarra), e aos portugueses Luís Vicente (trompete) e Carla Santana (eletrónica). Uma formação que estreia no gnration, a 22 de fevereiro pelas 18h00.

A programação para fevereiro continua ainda no universo digital. No ciclo Órbita, Polido estreia Espaço Perfilado, uma nova peça sonora que dialoga com a exposição Ana Vieira, intitulada “Cadernos de montagem”, patente até 9 março no Centro de Arte Oliva e que virá, no final de abril, para o gnration.

Músico e artista multidisciplinar, Polido junta beats e gravações pessoais a samples da história da música portuguesa e de fenómenos sociopolíticos. Poderá ser ouvido, gratuitamente, nos canais online do gnration, a partir de 26 de fevereiro.


Os bilhetes para os espetáculos podem ser adquiridos em https://gnration.bol.pt, balcão gnration e locais habituais.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS