“A Savana e a Montanha”, o mais recente filme de Paulo Carneiro vai ter estreia no Cineplace Nova Arcada, em Braga, no próximo dia 24 de abril. Este é um filme que retrata a luta do povo barrosão perante a ameaça de construção de uma mina de exploração lítio.
“A Savana e a Montanha” chega aos cinemas, de norte a sul do país, no dia 24 de abril, uma data emblemática da história de Portugal, com distribuição de “No Comboio”.
O filme é o retrato da comunidade de Covas do Barroso, no norte de Portugal, quando esta descobre que a empresa britânica Savannah Resources planeia construir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa a poucos metros das suas casas. Diante dessa ameaça iminente, o Povo decide organizar-se para expulsar a empresa das suas terras.
Paulo Carneiro refere que acredita «no poder do cinema» e afirma que viveu «de perto com estas populações, durante as gravações de Bostofrio, Où le Ciel Rejoint la Terre» e, por isso, sentiu que «tinha de fazer alguma coisa».
«Em Covas do Barroso deparei-me com uma série de pessoas tristes e prostradas, e as gravações do filme A Savana e a Montanha vieram mudar essa postura, chegavam com ideias e com pulso firme, queriam mostrar ao mundo que estavam ali para lutar pelo seu povo e pelas suas terras. Fazer este filme sempre teve como objetivo trazer a discussão para cima da mesa e dar a conhecer a todas as pessoas o quão pujante é aquele lugar, que corre sérios riscos de desaparecer», acrescenta o realizador.
O filme conta com a participação da população de Covas do Barroso. O trailer já pode ser assistido no Youtube.
Paulo Carneiro nasceu em Lisboa, em 1990, sendo licenciado em Som e Imagem na ESAD.CR. Mais tarde, estudou cinema na ESTC e na HEAD – Genève. Em 2018, realiza a sua primeira longa-metragem Bostofrio, Où le Ciel Rejoint la Terre. O filme é premiado e mostrado em mais de 40 festivais internacionais. Em 2019, chega às salas portuguesas em várias cidades e é aclamado pela crítica.
A Savana e a Montanha teve estreia mundial na Quinzena dos Cineastas de Cannes em 2024, seguindo um percurso por festivais um pouco por todo o mundo, com diversas distinções. Estreou internacionalmente no Uruguai e em França.