A chuva vai regressar neste fim-de-semana de Natal ao Norte e Centro do continente, sobretudo aos distritos de Viana do Castelo e Braga, que estarão sob aviso laranja para precipitação durante a consoada.
A meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do MAR e da Atmosfera (IPMA) destacou que a precipitação poderá ser “pontualmente forte e persistente nas regiões do Minho e Douro Litoral” a partir da manhã de sábado e até ao final da manhã de domingo.
“Devido à situação de precipitação forte nas regiões do Minho e Douro Litoral foram emitidos avisos de precipitação para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, aviso esse que terá início às 09h00 de dia 24 e irá terminar às 12h00 de dia 25”, disse.
Patrícia Gomes acrescentou que “os distritos de Viana do Castelo e Braga temporariamente têm aviso laranja [o segundo mais grave] de precipitação entre o final da tarde de dia 24 e as 03h00 de dia 25”.
“Portanto, espera-se que este seja o período mais crítico nestes dois distritos, onde a precipitação irá ocorrer com mais intensidade neste período de final de tarde e início de noite”, sublinhou.
O vento soprará temporariamente com alguma intensidade nas regiões do litoral oeste, com rajadas até 65 quilómetros por hora, e nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros por hora, mas começará a diminuir de intensidade a partir do início da tarde de domingo, dia 25.
“Outra situação que pode ocorrer neste fim de semana será algumas neblinas e nevoeiros matinais um pouco por todo o país, mas principalmente nas regiões do interior, o que acaba por reduzir a visibilidade nas estradas”, disse.
Segundo a meteorologista, não são esperadas variações significativas em relação a temperaturas.