TERRAS DE BOURO – Foi há 30 anos que Araújo e Cavaco inauguraram o Museu de Vilarinho da Furna

TERRAS DE BOURO –
Foi há 30 anos que Araújo e Cavaco inauguraram o Museu de Vilarinho da Furna

Assinalaram-se esta terça-feira 30 anos desde que o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, no Campo do Gerês, em Terras de Bouro, foi oficialmente inaugurado, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro ministro de então, Aníbal Cavaco Silva, num tempo em que a Câmara era liderada por José Araújo.

O Museu Etnográfico é uma criação manifestada pelos antigos habitantes da extinta aldeia comunitária de Vilarinho das Furnas, destacando-se o empenho de Manuel Azevedo Antunes.

PUBLICIDADE

No ano de 1981, a Câmara de Terras de Bouro deu início à sua construção consubstanciada no aproveitamento de matéria-prima originária da aldeia.

Trata-se de uma construção de arquitectura popular em alvenaria tradicional, cujo desenho final enquadra-se na cultura edificada da aldeia de Campo do Gerês.

Nos finais de 1968, o movimento humano da aldeia de Vilarinho das Furnas congregou-se para atingir um único fim: recolher o património etnográfico e salvaguardá-lo.

O espólio concentrado refere-se ao sector agrário, às tradições comunitárias, à vida doméstica e à ruralidade genuína da aldeia.