AMARES -
Formação por “Amares mais social, IPSS mais capazes” já está em curso

Já arrancou, em Amares, o projecto de capacitação para colaboradores e dirigentes das Instituições Particulares de Solidariedade de Social (IPSS) do concelho.

Implementado pelo Município de Amares, este é um projecto que tem «o intuito de capacitar mais e melhor estes organismos de forma a responder eficazmente aos desafios e exigências que se impõem no dia-a-dia».

PUBLICIDADE

O projecto, que está a ser dinamizado pelo presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, Ricardo Pocinho, divide-se em três de áreas de actuação centrais: requisitos legais de qualidade, estratégia financeira e estratégia comportamental.

A primeira sessão presencial, dirigida a ajudantes e auxiliares, decorreu, esta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amares e foi dedicada à motivação. O próximo seminário vai abordar a temática riscos e protecção. Para dirigentes e técnicos das IPSS também já teve início formação online dedicada ao controlo.

Fruto de uma necessidade identificada no âmbito da rede social concelhia, o projecto vai ser desenvolvido ao longo de um ano com acções de formação e outras iniciativas a serem implementadas na autarquia e nas próprias instituições, podendo alcançar cerca de três centenas de pessoas.

O investimento global é de 19 mil euros.

No final, vai ser realizado um estudo sobre o impacto do projecto avaliando, entre outras coisas, o índice de satisfação dos colaboradores.