BRAGA -
Fórum Arte Braga recebe exposição ‘Figures’ dos Encontros da Imagem

A galeria de arte Fórum Arte Braga, inserida no espaço Altice Forum Braga, inaugurou esta sexta-feira a exposição ‘Figures’, da artista Malala Andrialavidrazana, uma mostra que percorre a diversidade de identidades e dos ambientes naturais.

A exposição insere-se num dos maiores festivais de fotografia do país, os Encontros da Imagem e nas celebrações do segundo aniversário do espaço de eventos da InvestBraga.

‘Figures’ combina e mistura produções visuais da globalização, extraídas de notas, selos, capas de álbuns e gravuras, com questões contemporâneas prevalecentes, e com muito respeito pela diversidade de identidades e dos ambientes naturais.

PUBLICIDADE

Ao redireccionar os seus propósitos iniciais por meio de uma sucessão de processos de desconstrução e reconstrução, individualmente e em unidade, os trabalhos resultantes expressam tensões em multicamadas, preenchidas com um senso de dinâmica entre transferências de conhecimento e mudanças de poder. Reflectindo radicalmente diferentes opiniões sobre as condições de vida, elas incentivam a várias leituras sobre como olhar o mundo repetidamente, com uma esperança altamente diferenciada.

Os Encontros da Imagem são um dos maiores festivais de fotografia do país, tendo, nestes últimos 30 anos, servido de montra para a divulgação e criação fotográfica.

A identidade dos Encontros da Imagem centra-se no convite à participação de autores nacionais e estrangeiros, através de uma chamada pública de submissão de portefólio avaliados por um júri internacional, com intuito de promover e levar conhecimento de novos autores emergentes para a divulgação da sua obra.

‘Genesis’ é o tema da 30.ª edição dos Encontros da Imagem (EI) – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais e decorre em 23 espaços nas cidades de Braga, Porto, Guimarães e Barcelos, desta sexta-feira até 31 de Outubro.

A inauguração contou com a presença da artista visual Malala Andrialavidrazana, bem como de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga e da InvestBraga, Rui Vieira de Castro e Maria Manuela Martins, respectivamente reitor e vice-reitora para a cultura e sociedade da Universidade do Minho , Lídia Dias, vereadora da Educação e Cultura, e Carlos Fontes, director dos Encontros da Imagem. Contou igualmente com a presença dos curadores da galeria, Guilherme Braga da Cruz e Duarte Sequeira.

A exposição está patente até ao dia 31 de Outubro. Entrada gratuita.