O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) inaugura no próximo dia 22 de Junho, pelas 9h30, o espaço “Europe Direct Minho”, que ficará instalado no Campus de Barcelos até 2025. A cerimónia, que decorrerá em formato online e presencial, incluirá um debate com as presenças de Francisco Assis, presidente do Conselho Económico e Social, do eurodeputado José Manuel Fernandes e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.
Com o debate, intitulado “O início do Modelo Social Europeu? O Plano de Acção sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais”, moderado pelo director do jornal Correio do Minho, Paulo Monteiro, o IPCA, pretende «promover uma reflexão sobre a exequibilidade de um modelo social para a União Europeia (UE) e a importância da implementação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais para reduzir as assimetrias sociais e económicas da União Europeia, ainda num contexto da presidência portuguesa do Conselho da UE».
Antes do debate, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e a coordenadora do “Europe Direct Minho”, Alzira Costa, irão apresentar a missão e funções deste serviço, que sucede ao antigo Centro de Informação Europe Direct (CIED).
A inauguração do “Europe Direct Minho” num edifício do Campus do IPCA acontece depois de, recentemente, ter sido aprovada a candidatura apresentada pelo Instituto Politécnico para acolher este serviço no período 2021-2025.
“EUROPE DIRECT MINHO”
Os “Europe Direct” correspondem a uma nova geração dos Centros de Informação Europe Direct (CIED), que têm como principal objectivo «promover a aproximação da União Europeia (UE) aos cidadãos, designadamente através da organização de actividades informativas e participativas».
Neste contexto, o “Europe Direct Minho” vai «fornecer informações sobre as competências, políticas e prioridades da UE, através da organização de eventos, seminários e outras acções de interação com os cidadãos, seja presencialmente ou por via online». Entre as suas inúmeras funções, fornecerá regularmente aos órgãos de comunicação social e aos multiplicadores locais (influenciadores das redes sociais, bloguistas, etc.) informações e conteúdos relevantes sobre a UE.
A acção do “Europe Direct Minho” vai passar, ainda, pelo «envio à Comissão Europeia de informações relevantes sobre temáticas sensíveis a nível local e pela colaboração com escolas da região para a divulgação de material didático acerca da UE».
O “Europe Direct Minho” será um espaço aberto ao público e disponível para responder a questões ou a pedidos individuais de reuniões, bem como encaminhar os cidadãos para as redes da UE apropriadas (ou para o Centro de Contacto Europe Direct). Será, igualmente, activo nas redes sociais, promovendo a «interação com o público».
Para participar no debate deve efectuar a inscrição em https://bit.ly/europeminho.