BRAGA - Futuros Bombeiros visitaram Hospital como preparação «para actuar em cenários de emergência»

BRAGA -
Futuros Bombeiros visitaram Hospital como preparação «para actuar em cenários de emergência»

O Hospital de Braga recebeu esta terça-feira, 4 de Dezembro, a visita de 13 jovens que actualmente realizam estágio nos Bombeiros Sapadores de Braga. Os futuros bombeiros visitaram o edifício e assistiram a uma sessão teórica sobre a forma de actuação em caso de incêndio na referida unidade hospitalar.

Esta iniciativa pretendeu «dar a conhecer a realidade hospitalar aos futuros bombeiros do concelho em matéria de controlo e combate a incêndios».

Sob o mote “Cenários de Emergência – Medidas de Autoprotecção”, Sílvia Oliveira, responsável pela Gestão do Risco do Hospital de Braga, instruiu os recrutas sobre os «procedimentos internos levados a cabo pelo Hospital para responder aos diferentes cenários de emergência».

PUBLICIDADE

A tudo isso juntou-se a apresentação dos vários instrumentos de combate disponíveis, as diferentes formas de acesso aos espaços, os planos de evacuação em vigor, bem como o papel imprescindível da equipa de segurança do Hospital neste processo.

VISITA ÀS INSTALAÇÕES

A sessão incluiu também uma visita às instalações, para que os futuros bombeiros tivessem oportunidade de contactar com os principais locais de actuação, bem como familiarizarem-se para necessidades futuras nos diferentes espaços do Hospital.

Em comunicado, o tutor dos jovens, Mário Boarqueiro, considera que a ida ao Hospital «muito importante para que conheçam o edifício no seu todo e não só as partes que utilizam regularmente, como é o caso do Serviço de Urgência».

Para o Hospital de Braga, estas iniciativas são, de igual forma, «fundamentais para que os profissionais de socorro conheçam a estrutura e os procedimentos internos do Hospital no sentido de, numa situação real, estarem aptos para responder às necessidades de toda a comunidade hospitalar», concluiu Sílvia Oliveira, como se lê em comunicado enviado pelo Hospital de Braga.