Guimarães já recebeu o galardão de “Árvore Portuguesa do Ano 2024”, premiando a Camélia de Magaride, espécie arbórea com mais de 30 anos. A cerimónia decorreu esta semana, na Villa Margaridi.
O evento, realizado na Casa de Margaride, contou com Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, vereador, Conceição Santos Silva, secretária-geral da UNAC, José Couceiro, proprietário da Camélia de Guimarães, Rita Salgado, proponente da candidatura vencedora e da Tuna Afonsina, que abriu e encerrou a sessão. Também José Silva, presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio, e Zé Amaro, músico vimaranense, estiveram presentes.
A sessão de entrega do galardão prende-se com a relevância da preservação ambiental e reconhecimento das árvores como elementos da paisagem e identidade cultural, ressaltando a importância da consciência ambiental e sua proteção.
A Camélia de Guimarães está, ainda, a participar no concurso “Árvore Europeia do Ano”.
Pode votar pelo link: https://www.treeoftheyear.org/vote sendo necessário, no final, confirmar a ação no endereço de e-mail.
[email protected]