NACIONAL - Gasolina em Portugal é das mais caras do mundo

NACIONAL -
Gasolina em Portugal é das mais caras do mundo

Um estudo do Deutsche Bank que abrange 42 países conclui que Portugal é um dos países onde fica mais dispendioso abastecer o depósito.

De 1,83 euros em Hong Kong a 25 cêntimos no Egito. O preço do litro de gasolina tem grandes diferenças de país para país. E Portugal está no grupo dos países com combustíveis mais caros, segundo um estudo do Deutsche Bank que mede o custo de vida em 42 países.

O banco alemão indica que um litro de gasolina em Portugal custa 1,50 euros (1,67 dólares, moeda dos dados do estudo que permite comparar o custo em todos os países).

PUBLICIDADE

Abastecer em Portugal fica 20 cêntimos mais caro por litro que em Espanha. No país vizinho o preço é de 1,30 euros por litro (1,45 dólares). Apesar de estar na lista dos países mais caros nos combustíveis, o preço em euros teve uma descida nos últimos cinco anos, segundo os dados constantes no relatório do Deutsche Bank.

Essa tendência estendeu-se à maioria dos países europeus. Mas houve uma excepção. Em França o preço da gasolina aumentou, apesar da descida dos preços do petróleo e do fortalecimento do euro desde 2014.

Dos dez países com gasolina mais cara, nove são europeus. Já nos EUA, um litro de gasolina tem um preço de 80 cêntimos de dólar (pouco mais de 70 cêntimos de euro). É menos de metade do preço praticado em Portugal.