REGIÃO –  Gastronomia e cultura do Minho em destaque no Parlamento Europeu em Abril

REGIÃO –
Gastronomia e cultura do Minho em destaque no Parlamento Europeu em Abril

O eurodeputado português José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra (MPT), vai organizar na primeira semana de Abril, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, uma iniciativa de promoção do Minho, que será sobretudo uma mostra gastronómica mas que incluirá também a valorização das artes e da cultura minhotas.

«Temos que ver a gastronomia não só como um factor económico, mas também cultural e de atracção de turismo. A divulgação que possamos fazer do nosso país e da nossa região é importantíssima», explicou.

PUBLICIDADE

Neste momento, estão já confirmadas dezenas de empresários do sector da restauração e associados, assim como artesãos ou produtores locais, que marcarão presença neste evento, que pretende ser «uma mega operação de promoção do Minho em vários domínios».

«Vamos convidar “chefs” portugueses e teremos provas gastronómicas, mas também escritores, pessoas ligadas às artes plásticas, artíficies e bancas com produtos regionais», disse o eurodeputado.

Para José Inácio Faria, a gastronomia «é um dos ex-libris» do Minho, «uma região riquíssima» nessa vertente, que deve ser potenciada e mostrada ao resto do Mundo.

«Os meus colegas eurodeputados adoram Portugal. E isso acontece por várias razões, sendo uma delas a gastronomia. Ora, é exactamente isso que se pretende promover com estes eventos, em que procuro sempre associar a componente gastronómica», frisou.

A iniciativa, que se inicia a 2 de Abril e se estende ao longo da semana, foi apresentada publicamente por José Inácio Faria, em Bruxelas, durante uma visita ao Parlamento Europeu promovida pelo eurodeputado de Viana do Castelo.