CULTURA

CULTURA -
Giovana Madalosso e Rui Couceiro conquistam Prémio Literário Manuel de Boaventura 2023

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Nesta que é quarta edição do prémio, o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ex-aequo a duas obras: “Tudo pode ser roubado”, de Giovana Madalosso (Tinta da China), e “Baiôa sem data para morrer”, de Rui Couceiro (Porto Editora).

O júri, constituído pelos professores Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho), na qualidade de presidente, Anabela Dinis Branco de Oliveira (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), na qualidade de vogal, e Maria Luísa Leite da Silva, vogal e representante do Município de Esposende, reuniu no a 24 de Julho e, em conformidade com o Regulamento em vigor, discutiu o «mérito literário de cada uma das 220 obras que se apresentaram a concurso», tendo decidido atribuir, com igual mérito, o prémio aos dois referidos autores.

«ELEVADO NÚMERO DE OBRAS A CONCURSO»

O júri manifestou também «satisfação» pelo «número elevado de obras a concurso», provenientes de vários países de língua portuguesa. A cada edição é crescente o número de concorrentes, o que denota o interesse e a importância que o Prémio Literário Manuel de Boaventura tem vindo a granjear.

Na primeira edição, em 2017, o Prémio foi ganho pela escritora Ana Margarida de Carvalho, com a obra “Não se pode morar nos olhos de um gato”. Em 2019, por Filipa Martins, com o livro “Na Memória dos Rouxinóis” e, em 2021, por Mia Couto, com “O Mapeador de Ausências”.

A entrega do prémio a Giovana Madalosso e a Rui Couceiro ocorrerá em data a anunciar, previsivelmente no próximo mês de Setembro.

PRÉMIO

Recorde-se que o Prémio Literário Manuel de Boaventura foi instituído pela Câmara Municipal de Esposende com o intuito de «homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende». De periodicidade bienal e com o valor pecuniário de 7.500 euros, contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS