A GNR registou 103 crimes de bullying no ano lectivo de 2023/2024, dos quais 12 de ‘cyberbullying, anunciou a força de segurança esta sexta-feira, 20 de Outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying.
No âmbito da prevenção e do combate à violência, ofensas, ameaças e qualquer tipo de intimidação em contexto escolar, a GNR associou-se a este dia, “pela relevância que representa na vida das crianças e jovens”.
“A violência ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas esconde ou evita a denúncia da agressão sofrida, pelo que esta sensibilização é extensível aos pais, professores e funcionários pelos sinais de alerta que devem procurar denunciar e saber reconhecer, no contexto escolar e em ambiente familiar”, lê-se na nota da GNR.
A Guarda indicou que desenvolveu 1.960 acções de sensibilização relacionadas com o ‘bullying’, no ano lectivo de 2023/2024, direccionadas para 71.866 crianças e jovens, maioritariamente em contexto escolar, tendo sido abrangidos 1.898 estabelecimentos de ensino público e privado, de acordo com dados provisórios.
No actual ano lectivo, e até ao passado dia 17, a GNR realizou 244 acções de sensibilização relacionadas com o ‘bullying’, tendo sido abrangidas 8.729 crianças, num universo de 236 estabelecimentos de ensino.