BRAGA – Governo inaugura em Braga Centro de Artes e Desporto Inclusivo saído da “vontade de fazer um mundo melhor”

BRAGA –
Governo inaugura em Braga Centro de Artes e Desporto Inclusivo saído da “vontade de fazer um mundo melhor”

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto inaugurou, esta quinta-feira, em Braga, o Centro de Artes e Desporto Inclusivo (CADI) da Associação Juvenil SYnergia, um projecto que entre o sonho e a realidade levou 15 anos e que custou 300 mil euros.

João Paulo Rebelo, que considerou a SYnergia um dos “melhores exemplos” e “uma das melhores” associações do país, afirmou que o novo equipamento materializa “a vontade de fazer um mundo melhor” que a agora se concretiza com a abertura do CADI, um espaço polivalente, aberto à comunidade e vocacionado para a prática de actividades inclusivas nas áreas do desporto, da educação e da cultura.

PUBLICIDADE

Já Ricardo Rio lembrou que o CADI “é um projecto que parte da sociedade civil e da ambição de uma associação em fazer algo diferente, de forma a criar melhores condições para realizar iniciativas arrojadas em benefício da comunidade e num contexto de inclusão e de abertura a todos”.

Aquele espaço, acrescentou o presidente da Câmara, “é um exemplo de um projecto que reaproveita, requalifica e revitaliza um espaço da cidade que já não correspondia às necessidades das diversas associações que aqui irão desenvolver as suas actividades”.

Com um custo global de 300 mil euros, o projecto foi financiado pela autarquia com um terço, pelo Estado, através do Instituto Português do Desporto e Juventude com 50 mil euros e apoio de empresas parceiras.

O CADI é constituído por espaços para actividades desportivas e lúdicas, salas de estimulação sensorial, de promoção da literacia e de estimulação da educação pela arte, a integração de pessoas com deficiência na comunidade, através da criação de actividades inclusivas.

Localizado numa zona central de Braga, na praça Dr. Francisco Araújo Malheiro. Até ao final do ano, será instalado no local um novo parque infantil inclusivo e que concluirá o arranjo da envolvente.