O Governo pretende criar 1.500 alojamentos para as forças de segurança, até 2026, com a requalificação e construção de novos edifícios.
“Esse é o nosso objetivo de, até 2026, termos mais 1.500 novos alojamentos, quer para a GNR, quer para a PSP”, anunciou o Ministro da Administração Interna, à margem da inauguração das obras de requalificação da esquadra da PSP de Portimão.
José Luís Carneiro explicou que os alojamentos vão ser criados “com a construção de edifícios, a requalificação de outros cedidos pelas autarquias e de edificado que, há 40 ou 50 anos, não tinham obras de manutenção e conservação”.
Segundo o governante, além das pretensões do Governo até 2026, “nas últimas semanas foi dado um passo muito relevante” com a delegação de competências do ministro na direção nacional da PSP no comandante geral da GNR “para que possam realizar despesa até 3,7 milhões de euros”.
“Têm delegação de poder equivalente ao do próprio ministro para realizarem investimentos de manutenção, conservação e reparação, seja de edificado ou de viaturas, para tornar o processo de investimento mais célere”, destacou José Luís Carneiro.
O MAI explicou que essa delegação de competências “é feita numa contratualização com os comandos” das forças de segurança, os quais “podem subdelegar” nos comandos metropolitanos ou distritais e estes nos responsáveis de maior proximidade, seja na esquadra ou no posto territorial.