O Governo quer reduzir o número de horas dadas pelas escolas de condução – de 32 para 16 – para incentivar o modelo da condução acompanhada por um tutor, que tem tido uma adesão residual no país, avançou hoje o Jornal de Notícias. O regime existe desde 2014.
A proposta de alteração do Governo pretende promover, assim, a aprendizagem acompanhada por um tutor.
A Associação Nacional de Escolas de Condução (ANIECA) está contra a proposta do Executivo e teme riscos para a segurança rodoviária e para a viabilidade financeira de muitas empresas do setor.
A associação adianta que, caso sejam confirmadas as alterações no Regime Jurídico do Ensino da Condução, quatro mil empregos diretos possam estar em causa.
«O ensino da condução não é apenas uma experiência prática, mas um processo pedagógico complexo, que envolve riscos reais e exige competências técnicas e didácticas que só instrutores certificados possuem», refere a associação em comunicado.












