SUSTENTABILIDADE (Região)

SUSTENTABILIDADE (Região) -
Guardiãs da Natureza visitaram o Parque Natural do Litoral Norte

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As ‘guardiãs’ da natureza estiveram, de visita ao Parque Natural do Litoral Norte, em Esposende. Foi o culminar da formação e visou dar a conhecer “in loco” as particularidades do território e valores naturais presentes na área protegida.

O projeto Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável é promovido pela Business as Nature – Associação para a Produção e Consumo Sustentável e Economia Circular, com a parceria da empresa municipal Esposende Ambiente e do Parque Natural do Litoral Norte e financiado pelo Fundo Ambiental.

A decorrer em oito áreas protegidas de Portugal Continental, este projeto insere-se no Plano de Ação do Movimento das Mulheres pelo Clima e tem como principal propósito contribuir para a implementação de modelos de gestão mais próximos de quem está no território, permitindo o reconhecimento do valor do património natural por parte das comunidade locais e a perceção da importância da biodiversidade pela sociedade, contribuindo para a melhoria do seu estado de conservação e para a regeneração dos ecossistemas.

O envolvimento e capacitação das mulheres como guardiãs e defensoras da sustentabilidade do meio rural é, assim, um elemento incontornável para a concretização de um modelo de desenvolvimento assente na valorização do território e dos valores naturais.

Também no âmbito da formação das Guardiãs da Natureza, no dia 4 de novembro, teve lugar, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, o workshop “Laboratórios de Mudança”, onde começaram a ser esboçados os projetos de intervenção que estas mulheres ambicionam desenvolver para contribuir para a salvaguarda dos valores naturais e culturais desta área protegida.

Este workshop correspondeu ao último módulo do Programa de Formação de 24 horas iniciado a 14 de outubro e que tratou temas como: desenvolvimento sustentável, sustentabilidade nas empresas e organizações, uso eficiente dos recursos naturais, economia circular, oportunidades e potencialidades, modos de produção e sistemas agro-alimentares sustentáveis, sustentabilidade no Turismo, empreendedorismo em áreas protegidas e oportunidades de financiamento.

A próxima fase da Rede de Guardiãs terá como objetivo apoiar a concretização de projetos idealizados discutidos ao longo da formação.

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS