AMARES (destaque)

AMARES (destaque) -
Guerra Nuclear de António Variações celebra um ano após a estreia pela Banda Musical de Cabreiros

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A 31 de Março de 2024 cumpriu-se um ano da estreia, pela Banda Musical de Cabreiros (Braga), da partitura Guerra Nuclear oferecida pela Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2024) e pela família do cantor.

A estreia ocorreu na sala de ensaio da Banda Musical de Cabreiros na noite do dia 31 de Março de 2023 e contou com a presença da família do cantor e da Antena 1.

A partitura é constituída por 72 páginas e foi composta por Ivo Silva, maestro da Banda Musical de Arouca. A orquestração para banda obedeceu à produção já existente e da autoria de Luís Clara Gomes, mais conhecido como Moulinex.

Em 2023, a partitura foi posteriormente interpretada pela Banda Musical de Cabreiros, pela primeira vez em público no Largo de Santo António do Pilar (Fiscal), mas também em Braga e Cabreiros. Em 2024, ano em que se completam 40 anos do falecimento do cantor minhoto, será interpretada em Arouca, pela Banda Musical de Arouca.

António Variações (1944-1984) deixou uma gravação original em cassete de Guerra Nuclear, cuja data será possivelmente de final de 1983, tendo vindo a ser interpretada por Marisa Liz desde setembro de 2022.

[email protected]

Por Carlos Manuel Dobreira

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS