AMARES

AMARES -
Homenagem lembra “figura marcante” que foi o padre Janela

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Biblioteca de Amares encheu, este sábado, para uma “justa e sentida” homenagem, a título póstumo, ao padre José António Pereira Janela, recordado como uma “figura marcante” do concelho.

A homenagem, promovida pela família e pela Câmara de Amares, surge no dia seguinte à data de aniversário do padre Janela, que teria completado 85 anos esta sexta-feira.

O tributo permitiu “recordar um homem que deixou a sua marca não apenas nos locais por onde passou, mas sobretudo nas inúmeras pessoas com quem se cruzou”.

Além de sacerdote, José António Pereira Janela foi professor da telescola e artista, tendo pintado alguns quadros, que estão em exibição na Biblioteca Municipal de Amares até ao próximo dia 15 de Dezembro.

A mostra integra igualmente objectos pessoais do padre Janela e registos fotográficos de diversos momentos, sobretudo da sua passagem pelo concelho de Amares, onde se destacou como padre de Santa Marta de Bouro, Goães e Seramil.

Natural de São João do Souto, em Braga, José António Pereira Janela nasceu a 24 de Novembro de 1938 e foi ordenado sacerdote a 30 de Setembro de 1962.

Iniciou o seu ministério sacerdotal ao serviço da paróquia de Ferreira, em Paredes de Coura. Em 1968 foi autorizado a prestar serviço nas Forças Armadas, onde permaneceu até 1971.

Regressando à diocese, foi nomeado, em 1971, pároco de Santa Marta de Bouro e, em 1976, de pároco de Goães. Em 1988 foi ainda nomeado pároco de Seramil, em acumulação com as anteriores paróquias. Morreu em Julho de 2016, aos 77 anos.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS