SAÚDE

SAÚDE -
Hospital de Braga recebeu mais de 850 casos de AVC em 2020

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

No ano de 2020, estiveram internados no Hospital de Braga mais de 850 doentes por suspeita e posterior diagnóstico efectivo de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Englobam-se, neste número total, todos os doentes encaminhados pelo INEM, através da Via Verde de AVC e todos os outros episódios com o mesmo diagnóstico admitidos pelo Serviço de Urgência ou outros Serviços do Hospital.

DETEÇÃO E PREVENÇÃO

A deteção precoce, o controlo de factores de risco e a consciencialização da doença são fundamentais para a «prevenção numa óptica de atitude social pró-activa, com aumento efectivo da literacia em saúde. Em comunicado, o Hospital sublinha que se «torna fundamental trabalhar-se nos factores de risco que dependem de cada um, realçando-se a prática regular de exercício físico, o controlo da tensão arterial, uma alimentação saudável, um descanso equilibrado, entre outros».

PUBLICIDADE

Segundo a Responsável da Unidade de AVC (UAVC) do Hospital de Braga, Carla Ferreira, « mesmo em tempo de pandemia é fundamental a prevenção primária. A doença vascular cerebral continua a ser a principal causa de morte em Portugal. Torna-se muito importante mantermo-nos atentos aos sinais da doença, tomando medidas no nosso dia-a-dia que ajudem a prevenir a mesma ou, pelo menos, que diminuam a possibilidade dela surgir».

Reitera, ainda, que «reconhecer os sinais é essencial para um tratamento adequado, para um prognóstico mais favorável e para a menor possibilidade de sequelas. Sinais como, por exemplo, falta de força no braço, alteração na fala, boca ao lado, são indicação para pedir ajuda médica imediata».

UNIDADE DE AVC DO HOSPITAL DE BRAGA

A Unidade de AVC do Hospital de Braga «é, a nível nacional, a mais activada pelo INEM, na Via Verde do AVC, sendo composta por uma equipa multidisciplinar que permite uma intervenção precoce e rápida no tratamento desta patologia, no doente agudo». Apesar da reorganização da Unidade que a COVID-19 obrigou, a UAVC do Hospital de Braga «manteve a sua actividade na prestação contínua de cuidados a todos os doentes que dela necessitem».

DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC

O “Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC)” assinala-se esta quarta-feria, 31 de Março, e tem como objectivo «sensibilizar a população para a doença, reforçando a importância das medidas preventivas bem como a contínua melhoria das práticas clínicas nesta área».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS