REGIÃO

REGIÃO -
Hospital de Famalicão sem urgência de cirurgia geral até quarta-feira

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A urgência de cirurgia geral do Hospital de Vila Nova de Famalicão encerrou este sábado de manhã e só reabre às 08h00 de quarta-feira, anunciou o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA).

Em comunicado, o CHMA acrescenta que, durante este período, os utentes que necessitem de cuidados urgentes daquela especialidade devem contactar previamente a linha SNS24 (808 24 24 24) para serem orientados para outro hospital da região.

O condicionamento dos serviços de saúde deve-se à recusa dos médicos em fazerem mais do que as 150 horas extraordinárias anuais obrigatórias por lei.

Esta é já a sexta vez nos últimos tempos que o CHMA dá conta do encerramento daquela urgência.

A direcção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) considera que o serviço “atravessa um período crítico da sua existência”.

Tal resulta, acrescenta, “de diversas condicionantes, tais como a escassez de recursos humanos na área da saúde, experienciada a nível mundial, o recurso excessivo pelos portugueses a cuidados de saúde em contexto de urgência hospitalar e a elevada dependência histórica do recurso a trabalho extraordinário, por parte dos profissionais de saúde, para manutenção do funcionamento dos diferentes pontos da rede de Serviços de Urgência (SU)”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS