DESPORTO -
I Liga de futebol regressa com jogos “praticamente todos os dias”

A edição de 2019/20 da I Liga portuguesa de futebol vai ser reatada com jogos em “praticamente todos os dias” até 26 de Julho. A revelação foi feita esta terça-feira por Sónia Carneiro, directora executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), que indica que “apenas entre a primeira e a segunda jornada vai haver algum distanciamento temporal, para que os jogadores se adaptem às novas circunstâncias”.

Em entrevista à TSF, Sónia Carneiro afirma que todos estão com “fome de bola” depois da interrupção a 12 de Março do campeonato. A Liga de Clubes está, por isso, a trabalhar com os operadores para que não existam sobreposições de jogos.

A directora executiva LPFP lembra ainda que “há um esforço grande entre os clubes e a Liga de Clubes para assumir o compromisso de levar o campeonato até ao fim”. 

PUBLICIDADE

Sónia Carneiro dá o exemplo do Santa Clara, que vai realizar as restantes jornadas na Cidade do Futebol, em Lisboa.

A Liga de Clubes e a Federação, em conjunto com a Direcção-Geral da Saúde, estão a criar uma campanha para apelar à colaboração dos adeptos na retoma do futebol. 

Sónia Carneiro lembra que o objectivo é terminar o campeonato na data prevista e que, por isso, é necessário que não existam ajuntamentos de pessoas junto aos estádios de futebol.

Questionada sobre a possibilidade de os jogos de futebol serem em canal aberto, Sónia Carneiro afirma que esta é uma altura de retoma também para os operadores. “O objectivo é proteger quem protege o futebol”, assevera.

Os campeonatos de futebol de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede em Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 4 de Junho, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

Faltam disputar 90 jogos do principal escalão do futebol nacional, o único que não foi cancelado devido ao novo coronavírus, assim como a final da Taça de Portugal, que vai opor Benfica e FC Porto.

Após 24 jornadas, os dragões lideram a competição, com 60 pontos, mais um do que o campeão Benfica.

A organização da competição, que tem previsto o reatamento para 4 de Junho, prevê completar a prova até 26 de Julho, ou seja, em 52 dias.