AMARES

AMARES -
“Igreja Matriz e Capelas de Ferreiros” levam leitores a uma viagem histórica à «linguagem artística» destes locais

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Igreja Matriz de Ferreiros, em Amares, recebeu no final da noite de ontem, quinta-feira, o lançamento oficial do livro “Igreja Matriz e Capelas de Ferreiros”.

Esta obra, que foi concebida no âmbito do projecto de inventariação do património paroquial, foi apresentada ao som do Grupo Coral de Santa Maria de Ferreiros e constitui uma viagem à história das igrejas e capelas da freguesia.

Como explicou Avelino dos Santos Mendes, antigo pároco de Ferreiros, o livro contempla «a beleza e a riqueza do património histórico de Ferreiros» e «ajuda a compreender melhor a linguagem artística» destas capelas.

PUBLICIDADE

Ao longo de cerca de 100 páginas, que se fazem acompanhar de outras tantas ou mais fotografias, Avelino Mendes destaca que a obra é também um desafio para os leitores e para quem embarcar na viagem desta leitura.

«Aquilo que eu desejo é que este livro constitua um desafio para todos, para que se possa melhor conhecer, melhor salvaguardar e melhor valorizar aquilo que não é só nosso, mas que agora é de todos», apontou o antigo pároco da freguesia.

Já o actual pároco de Ferreiros, Serafim de Sousa Fernandes, que também marcou presença na cerimónia, enalteceu a importância da obre agora apresentada, no sentido de ela dar a conhecer a verdadeira história das capelas, muitas delas datadas «de há vários séculos» e «muito importantes para a comunidade».

Para além disso, Serafim Fernandes enalteceu ainda a importância de «procurar e registar o que faz parte da história colectiva da população» e agradeceu especialmente a Avelino Mendes, por ter conduzido de «forma tão fulcral a elaboração deste livro».

O livro tem o custo de 15 euros.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS