O Município de Esposende procedeu, esta manhã, à cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós. É «um momento de celebração para Forjães e para toda a comunidade», afirma Guilherme Emílio, Presidente da Câmara.
A intervenção traduziu-se na instalação de relvado sintético no recinto desportivo contíguo ao campo de jogos principal e na melhoria das instalações do clube, que incluiu, também, a execução de muros de vedação e instalação de iluminação.
Contou, assim, com um investimento global na ordem dos 224 000 euros, dos quais cerca de 162 000 foram financiados pelo Município de Esposende e os restantes 62 000 euros garantidos através de uma candidatura ao Fundo Crescer 2024, da Federação Portuguesa de Futebol.
O Presidente da Câmara Municipal destacou o historial de 58 anos do Forjães Sport Clube (FSC), afirmando que «este clube é muito mais do que futebol, é uma verdadeira escola de valores».
Salientou, ainda, o trabalho que o FSC vem desenvolvendo no projeto “Futebol para Todos”, direcionado para crianças e jovens com necessidades especiais, bem como à adesão, em perspetiva, ao projeto “Walking Football”, da Federação Portuguesa de Futebol, orientado para a comunidade sénior.
A encerrar a sua intervenção, Guilherme Emílio destaca que «o desporto tem o poder de transformar vidas» e deixou o desejo de «que este novo capítulo traga ainda mais conquistas, tanto dentro como fora do campo», vinca.
«Com profunda alegria e o sentimento do dever cumprido», o Presidente da Direção do FSC, Paulo Ribeiro, falou da «concretização de um sonho acalentado há muito tempo, com espaços renovados, mais modernos, mais seguros e mais funcionais».
Mais do que uma melhoria estética, a requalificação das instalações do clube representa «um investimento no futuro do cube», afirmou o dirigente, agradecendo o apoio do Município de Esposende, da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Braga.
O Presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, destacou o trabalho do FSC, com a envolvência de quase centena e meia de aletas nos escalões de formação, e afirmou que o clube forjanense é «uma das referências da AFB».
Em representação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Diretor Técnico Nacional Domingos Paciência realçou o simbolismo da cerimónia, atendendo a que «mostra o melhor do futebol a vários níveis». Elogiou, ainda, a união de esforços e o envolvimento das diversas entidades, entre as quais o Município de Esposende, na concretização dos melhoramentos efetuados no complexo desportivo do FSC.
Aludindo à história do FSC, o Presidente da Junta de Forjães, Vítor Quintão, saudou as sucessivas direções do clube «pela gestão rigorosa e assertiva ao longo dos anos».
A bênção das novas instalações, que esteve a cargo do Padre José Manuel Ledo, Pároco de Forjães e foi antecedida por um minuto de silêncio, em memória do Papa Francisco, que hoje foi a sepultar. Notando que Sua Santidade era um adepto do desporto, o Padre Ledo destacou o seu legado em prol da Paz.