Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Inaugurado esta manhã o novo Centro Municipal de Protecção Civil de Terras de Bouro

Foi inaugurado na manhã deste sábado, 1 de Abril, o novo Centro Municipal de Protecção Civil de Terras de Bouro. Na sessão que antecedeu a visita às novas instalações – decorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, sublinhou sobre o novo equipamento que «o significado das coisas não tem que ver com a dimensão dos investimentos, mas sim com aquilo que representa para as populações».

Igualmente presentes na sessão estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, a Directora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, o Presidente da CCDR-N, António Cunha, o presidente da ANEPC, o Brigadeiro General Duarte da Costa e demais entidades de protecção e segurança concelhias.

«PROXIMIDADE ENTRE O PODER CENTRAL E O PODER LOCAL TRAZ BENEFÍCIOS ÀS POPULAÇÕES»

Na abertura da sessão, o presidente do Município de Terras de Bouro, Manuel Tibo, começou por destacar alguns aspectos e números sobre o território, o impacto e aposta na área do Turismo e ainda a importância do vasto património que este possui.

«O PNPG, agregado a valores de excelência ambiental, patrimonial, cultural e humana, é fundamental para a estratégia de desenvolvimento integrado que a autarquia preconiza para este território. Pretendemos conciliar esta riqueza com inovação, acompanhar os novos tempos, atrair pessoas, investimento, criar emprego e gerar rendimento. Queremos promover modelos de desenvolvimento sustentado que assegurem uma convivência harmoniosa entre as actividades humanas e a Natureza. Entendemos, também, ser necessário repensar a estratégia de visitação, claramente assente na conservação e valorização do património e na sua internacionalização, para que assim assegure uma melhor distribuição dos turistas pela área do Parque Nacional e serviços de maior qualidade. O turismo tem uma enorme responsabilidade no Concelho, é o nosso maior aliado na criação de riqueza e postos de trabalho», afirmou.

Mais à frente e já sobre a inauguração do novo Centro Municipal de Protecção Civil, o autarca  revelou que «a razão que nos traz aqui hoje serve para mostrar, mais uma vez, que a proximidade entre o poder central e o poder local traz benefícios às populações».

«CENTRO É FUNDAMENTAL PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE TEMOS PELA FRENTE»

Já a directora regional do ICNF, Sandra Sarmento, começou por «felicitar o município» pela iniciativa, a qual entende ser «muito importante para o território».

«Este Centro de capacidade logística é fundamental para enfrentar os desafios que temos pela frente, sejam eles das alterações climáticas, da biodiversidade ou na gestão do fogo rural», disse, prosseguindo «estamos num território especial, num Concelho com um Parque Nacional e isso compromete-nos ainda mais quanto à sua gestão. Trata-se de uma nova abordagem da gestão das áreas protegidas na perspectiva da sua valorização, a qual é muito relevante. É fundamental ter gente no território, continuar a defender o seu património natural e a sua biodiversidade», vincou.

Antes de concluir, Sandra Sarmento enalteceu ainda a «visão estratégica de articulação das organizações que a protecção civil tem enquanto entidade coordenadora de um conjunto de entidades nas suas diversas actuações».

«TERRAS DE BOURO ESTÁ NUM PROCESSO DE MIGRAÇÃO DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO»

No uso da palavra, o presidente da CCDR-N, António Cunha, referiu que «Terras de Bouro tem características especiais em termos de património», algo que leva a «pensar e questionar desafios e modelos de desenvolvimento com os quais estamos comprometidos», de onde carece um «equilíbrio entre conservar e preservar, criando condições para as pessoas que aqui vivem».

«Palavras como coordenação e articulação são essenciais para dar as respostas específicas que este território precisa. Terras de Bouro está num processo de migração do modelo de desenvolvimento. As pessoas que aqui vivem certamente não vão viver da agricultura, não é isso que dará no contexto actual a possibilidade de níveis de rendimento adequados às exigências dos dias de hoje, portanto o Turismo ganhará uma dimensão especial. Precisamos de garantir para Terras de Bouro um novo modelo de futuro, pois certamente pode ser um laboratório para outros espaços que o País tem», concluiu.

«CAMINHO ESSENCIAL PARA UMA PROTECÇÃO CIVIL MAIS PRÓXIMA E MAIS TALHADA PARA AS POPULAÇÕES»

Por outro lado, o presidente da ANEPC, o Brigadeiro General Duarte da Costa, começou por explanar a importância dos diferentes agentes da protecção civil e o seu impacto e acção no seio local e regional, dando a conhecer alguns dados referentes à actuação dos mesmos.

«No âmbito da Protecção Civil, cerca de 90% das ocorrências são resolvidas ao nível das autarquias. Fazer esta inauguração, de um Centro Coordenador de Proteção Civil é, na realidade, o caminho certo para uma maior política de proximidade, de segurança das populações e uma maior relevância daquilo que é a proximidade entre quem dirige o País e de quem está perto das suas populações», frisou, prosseguindo que «a segurança é a condição “sinequanon” para a resiliência do Estado e factor acrescido para a estabilidade do Estado Democrático e do desenvolvimento. Então, a Proteção Civil, por maioria de razão, tem um papel relevante naquilo que é a segurança dos portugueses. É para esses agentes que temos de olhar e dotar de maior capacidade, maior credibilidade e segurança, pois é com a segurança deles que nós conseguimos a segurança de todos os portugueses.

Antes de terminar, Duarte da Costa reforçou que «a inauguração de um Centro de Coordenação Municipal é mais um caminho essencial para esta Jornada de ter uma Protecção Civil mais próxima e mais talhada para as populações».

«CAPACITAR LOCALMENTE OS TERRITÓRIOS PARA SISTEMAS MAIS RESISTENTES DO PONTO DE VISTA DAS EXIGÊNCIAS»

No encerramento da sessão usou da palavra o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que iniciou a intervenção sublinhando uma cerimónia «muito significativa para o território».

«O significado das coisas não têm que ver com a dimensão dos investimentos, mas sim com aquilo que representa para as populações e para aqueles que em nome destas as procuram servir com a sua dedicação e entrega. É uma cerimónia significativa para o município mas também para o sistema nacional de Protecção Civil», referiu José Luís Carneiro.

«Este encontro num território tão especial enquadra-se nos deveres do Estado e tem que ver com a capacitação do sistema nacional de Protecção Civil», pois está a «capacitar-se localmente os territórios para sistemas mais resistentes do ponto de vista das exigências do sistema de Proteção Civil, contribuindo-se, assim, para fortalecer o sistema nacional», atirou.

CENTRO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL

O novo Centro Municipal de Protecção Civil – que conta com um investimento de cerca de 368 mil euros divididos entre fundos comunitários, a Comissão de Coordenação e Câmara Municipal – possui salas de formação, de reuniões, gabinete de coordenação, de comunicação, de logística, bem como serviços administrativos de atendimento aos munícipes e ainda gabinetes de técnico florestal e de segurança contra incêndios em edifícios.

Após os habituais discursos, teve lugar uma visita às instalações do novo Centro Municipal de Protecção Civil e o descerrar de uma placa evocativa alusiva à ocasião.

MAIS SEIS DESFIBRILHADORES AUTOMÁTICOS EXTERNOS

A Câmara Municipal de Terras de Bouro disponibilizo seis desfibrilhadores automáticos externos para colocar em locais de «grande aglomeração de pessoas» do Concelho, sendo que um deles está disponível em São Bento da Porta Aberta, sítio onde se procedeu à inauguração e apresentação dos aparelhos. Estes poderão ser accionados através do QR Code ou da linha de emergência presente no mesmo, que accionará, posteriormente, um técnico operacional formado pela Proteção Civil.

Ao longo da tarde decorreu também a inauguração e visita às instalações do Posto de Busca e Resgate em Montanha da GNR na Vila Termal do Gerês

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS