Os incêndios que deflagraram esta manhã e tarde em Cabenco (Cibões-Brufe) e Monte (Chorense), Terras de Bouro, estão já em fase de resolução, indica a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Às 19h30, ainda se encontravam no terreno cerca de meia centena de bombeiros, apoiados por uma dezena e meia de meios terrestres.
Num dia em que o Minho esteve debaixo de chamas e que sente uma nuvem carregada dos incêndios, mais de 600 bombeiros, apoiados por mais de 200 viaturas e uma dezena de meios aéreos (que vão desmobilizar com a chegada da noite) combatem incêndios na região, distritos de Viana do Castelo e Braga.
No Ermelo, com o Gerês como pano de fundo, o incêndio que já lavra há cerca de 24 horas está ainda a ser combatido por 232 bombeiros, apoiados por 72 viaturas e, por volta das 19h00, com o apoio de três meios aéreos, segundo dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Em Rossas, Vieira do Minho, num incêndio que eclodiu esta tarde, estão envolvidos 108 bombeiros, apoiados por 26 viaturas. Até há instantes, contavam ainda com o apoio de dois meios aéreos.
Em termos de meios envolvidos, o incêndio de Ardegão, Ponte de Lima, mobiliza 95 bombeiros e 30 meios terrestres.
Em Ponte da Barca, eclodiu ao início da tarde um incêndio em Mourelo, Azias, que envolve ainda 31 bombeiros e 10 meios terrestres.
Em fase de resolução estão os incêndios de Braga, em Sequeira, Cunha e Escudeiros, que envolvem – no total – cerca de uma centena de bombeiros, apoiados por três dezenas de meios terrestres.
Em Famalicão, o incêndio que deflagrou esta tarde em Sezures-Arnoso está também já em fase de resolução.
Em Fafe, o incêndio que também deflagrou esta tarde em Pedraíso encontra-se em fase de conclusão.