AMBIENTE -
Iniciativa “Reciclar é na Boa!” marca o regresso da Academia Ponto Verde junto das escolas 

A Academia Ponto Verde está de regresso para promover o hábito de reciclagem junto dos mais novos. Este ano lectivo surge o projecto “Reciclar é na Boa!”, que é destinado às escolas dos 2.º e 3.º ciclos e ensinos secundário e profissional.

Este projecto educativo da Sociedade Ponto Verde está voltado para a comunidade escolar e a fase de inscrições decorre até ao dia 31 de Dezembro, sendo que as candidaturas devem ser submetidas pelos professores em https://academiapontoverde.pt.

Com mais de 170 escolas já inscritas e com 253 professores participantes para dinamizar esta iniciativa junto dos seus alunos, o modelo de participação deste ano é flexível e está adaptado à disponibilidade das escolas, que podem participar em diversos desafios. 

PUBLICIDADE

Com o compromisso de ser uma “Escola Recicla+”, a escola e os alunos vão ter a possibilidade de participar num concurso de criação artística e implementar um plano de acção para aumentar a reciclagem nessa comunidade de ensino. 

Para além disso, os participantes vão também participar numa actividade na comunidade envolvente, designadamente um “Vox-pop” ou uma “Gincana da Reciclagem”. Neste programa, os prémios incluem uma visita à escola com um “roadshow”, uma noite no jardim zoológico ou uma viagem ao Parlamento Europeu.

Ana Isabel Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde referiu que este novo projecto permite «continuar a mobilizar a comunidade escolar em Portugal em torno da reciclagem das embalagens», reforçando que «com as ferramentas pedagógicas adequadas», é possível continuar a alterar comportamentos na escola que se irão reflectir «também no seio familiar».

Esta iniciativa conta com o apoio e parceria da Secretaria de Estado do Comércio, Serviços e Consumidor, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e a Escola Amiga da Criança.