O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, recebe esta quinta e sexta-feira a conferência inaugural da Associação Portuguesa de Agricultura Celular (CellAgri Portugal).
O objectivo do encontro é promover e incentivar o desenvolvimento colaborativo da agricultura celular em Portugal, ao mesmo tempo dar a conhecer os mais recentes avanços científicos e inovadores relacionados com produtos da agricultura celular, como carne cultivada, peixe, leite, colagénio, couro, peles, lã e cabelo, tanto a nível nacional como internacional.
No encontro participam alguns dos pesquisadores mais importantes do sector, como o que apresentou o primeiro hambúrguer de carne cultivada do mundo, Mark Post, e Vitor Espirito Santo, da Eat Just, empresa que comercializa produtos de frango cultivados em Singapura e Estados Unidos.
A pesquisadora brasileira Bibiana Matte, uma das convidadas, aborda as oportunidades e desafios da agricultura celular e apresenta os desenvolvimentos realizados pela Cellva Ingredients, empresa pioneira na produção de gordura cultivada suína com tecnologia brasileira.