BRAGA - “Instagramers” nacionais e estrangeiros mostram Braga a milhões de seguidores da rede social

BRAGA -
“Instagramers” nacionais e estrangeiros mostram Braga a milhões de seguidores da rede social

O passado e o futuro de Braga vão ser mostrados ao mundo por 11 ‘instagramers’ nacionais e internacionais, que somam mais de três milhões de seguidores na rede social Instagram, num encontro que pretende tornar-se “icónico à escala global”.

O objectivo do encontro, uma acção promovida pela Câmara de Braga, pela Associação Comercial de Braga e pela plataforma visitbraga.travel, é “mostrar a dupla faceta” da capital do Minho, passado e futuro.

Em declarações à Lusa, Luis Otávio Costa, @kitato naquela rede social e que faz parte do colectivo ‘Crafted’, organizador do evento Braga Timetravel, explicou que, entre sexta-feira e domingo, Braga vai ser vista pela óptica “dos mais influentes” ‘instagramers’ da actualidade, vindos dos “quatro cantos do mundo”: Alemanha, França, Malásia, Turquia, Brasil, Hong Kong e Rússia.

PUBLICIDADE

“O grupo vai visitar alguns dos sítios mais conhecidos da cidade, momentos e edifícios emblemáticos, mas o objectivo é também conseguir revelar alguns segredos, recantos que nem os próprios bracarenses conhecem”, explicou @kitato.

O roteiro passa “obviamente pelo Bom Jesus, pelo Santuário do Sameiro, Mosteiro de Tibães, um percurso ligado a todo o passado da cidade, mas inclui sítios como o Theatro Circo, o Estádio Municipal ou o GNRation, exemplos de locais por onde o futuro da cidade vai passar”.

Além do roteiro, os três dias incluem um “momento fotográfico”, o #emptytheatrocirco, “que consiste em fotografar um espaço que abre portas apenas para um grupo restrito de fotógrafos criativos”, além da visita a locais “únicos da cidade e até fora de circuito”, como uma fábrica de sinos e a uma outra de velas.

Luís Octávio Costa destacou que este evento coloca Braga “aos olhos de uma população que, se calhar, de outra forma nunca a iria conhecer”. Por isso, revelou, “o objectivo é que este evento se torne icónico à escala global”.

Mais do que “uns tipos que tiram umas fotografias engraçadas”, os ‘instagramers’ são “os novos influenciadores, mas que usam a imagem pura, sem grande texto ou opinião, que mostram através dos seus olhos aquilo que vêm”, disse.

Os três membros nacionais, que além de @kitato junta @joao.bernardino e @_bornfreee, encaram o evento como uma “missão” que lhes foi confiada depois do primeiro evento do género, o Insta Viana, em Janeiro.

Aos três portugueses juntam-se @cesinha, @marcelonava (Brasil), @sezgiolgac (Turquia), @rambler15 (Hong Kong), @smallcrazy (Malásia), @thomas_k (Alemanha), @vutheara, @misscoolpics (França), e @stillsonmymind (Rússia).