REGIÃO -
Instituto Politécnico do Cávado e Ave já tem uma BiciBox

No âmbito da comemoração do seu 26.º aniversário, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu como prenda uma BiciBox, uma estrutura fechada para o parqueamento de bicicletas.

A ideia surgiu no âmbito do Projecto U-Bike Portugal – iniciativa de âmbito nacional, coordenado pelo IMT e co-financiado pelo POSEUR, que prevê a realização de acções concretas de incentivo à adopção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas das instituições de ensino superior.

A inauguração da BiciBox foi oficializada com a presença da presidente do IPCA, Maria José Fernandes, que realçou a importância do projecto na estratégia da instituição ao nível do “Campus verde, saudável e seguro”, que assume o compromisso com a protecção do ambiente e a promoção de estilos de vida saudáveis aliado a outros projectos no âmbito da eficiência energética.

PUBLICIDADE

A inauguração do espaço, foi acompanhada pela actividade ‘BikIPCA: vem pedalar para um futuro sustentável’, uma iniciativa que convidou a comunidade académica a participar em actividades que visaram a sensibilização para a mobilidade ciclável, designadamente, uma conversa com o atleta de ciclismo federado João Matias e uma volta ao Campus em bicicleta.

Através deste projecto, o IPCA, desde Setembro de 2019, disponibiliza 120 bicicletas (65 eléctricas e 65 convencionais) na academia e tem um Campus totalmente preparado para a mobilidade ciclável, nomeadamente, com percursos cicláveis, locais para o parqueamento de bicicletas (96 estacionamentos), 6 postos de carregamento de baterias e uma oficina self-service para pequenas manutenções (dentro da BiciBox).

As bicicletas são atribuídas à comunidade académica, com base em normas definidas, visando uma utilização de longa duração de forma a criar hábitos de mobilidade neste modo de transporte.

A requisição das bicicletas é feita em https://portal.sas.ipca.pt.