Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
OPINIÃO

OPINIÃO -
Inteligência artificial e criatividade no marketing

Texto de Manuel Sousa Pereira

A inteligência artificial (IA) está a transformar o processo criativo no marketing, contribuindo para soluções personalizadas, eficientes e inovadoras, procurando uma automação de tarefas repetitivas, analisando grandes volumes de dados, melhorando os produtos existentes, gerando textos, imagens, vídeos, músicas, ampliando as possibilidades criativas, despoletar novas possibilidades e alternativas diferentes ou diversificadas.

Sobre a geração de ideias a IA pode analisar grandes volumes de dados e sugerir conceitos diferentes e explorar novas abordagens, através de ferramentas como por exemplo., o Ghatgpt é possível gerar slogans, roteiros conceitos criativos para implementar nas campanhas publicitárias.

Ao nível da automação de tarefas é possível obter uma focalização nos processos, através de design gráfico com ferramentas como DALL.E que gera imagens baseadas em descrições textuais acelerando o processo visual.

Relativamente à personalização permite experimentar e criar opções diversas ao nível do conteúdo, com diferentes perspetivas e versões de anúncios publicitários, testando e experimentando o seu desempenho e de acordo com o seu público-alvo.

É possível também uma automação de processos criativos acelerando as tarefas repetitivas, através de softwares como Adobe Sensei que otimizam imagens e vídeos, de forma automática.

Permite também elaborar testes A/B testando automaticamente diferentes versões de anúncios para identificar textos, cores, imagens, gerando melhores resultados.

Todavia, a inteligência artificial apresenta algumas limitações como falta de autenticidade, na medida em que trabalha com padrões existentes e muitas vezes, sem criatividade realmente autêntica e diferenciadora, podendo limitar o pensamento critico, que só existe na unicidade de cada ser humano e na sua interação em comunidade. De forma complementar existem questões éticas e de defesa dos direitos de autor, o que é um dos principais desafios atuais e futuros deste tipo de inteligência.

Em síntese, a inteligência artificial está a transformar a cocriação e criatividade, permitindo uma interação entre humanos e máquinas na geração de conteúdo e desenvolvimento de ideias, imagens e projetos, sendo que a ideia central não será substituir a criatividade humana, mas sim atuar como um facilitador, um ampliador, um copiloto das ações e atividades, contribuindo desta forma, para melhorar a eficiência pessoal e profissional dos profissionais de comunicação e marketing.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS