BRAGA - -
Investigador galego participou no Café Memória de Braga

O Café Memória de Braga recebeu, no encontro de Fevereiro, o investigador e presidente da Associação de Familiares e doentes de Alzheimer e outras demências, de Finisterra e Soneira (AFAFES), César Bugallo Carrera.

A participação do especialista galego permitiu a criação de uma importante ponte entre duas regiões tão próximas e que podem usufruir das boas práticas que ambas implementam junto das suas comunidades. Uma partilha de conhecimento e/ou saberes que se tornou profícua para os investigadores e profissionais da área, mas também para os receptores das medidas de apoio e respectivos cuidadores.

O Café Memória, que Braga acolhe mensalmente, não tem como objectivo principal ser uma clínica da memória, mas sim um ponto de encontro para partilha de vivências num espaço informal, não havendo qualquer tipo de obrigatoriedade de participação na sessão completa ou em todas as sessões. As pessoas sabem que podem aparecer e que são recebidas por quem dinamiza este projecto e por uma extensa equipa de voluntários que promove um espaço de partilha de informação, dando também algum suporte emocional.

PUBLICIDADE

Nas sessões, que ocorrem nos segundos sábados de cada mês, os interessados podem encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interacção, oferecendo apoio emocional e, ao mesmo tempo, estimulando a partilha de informação útil num contexto informal, com o apoio de profissionais de saúde e de acção social.

Mensalmente, o Café Memória recebe entre 50 a 70 pessoas que participam nas sessões promovidas pelo município.