Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
EUROPA -

EUROPA - -
Isabel Estrada Carvalhais co-organiza evento sobre o papel das mulheres na sustentabilidade das famílias e das comunidades rurais em Bruxelas

Isabel Estrada Carvalhais é, esta terça-feira, 15 de Outubro (Dia Internacional da Mulher Rural), co organizadora de um evento no Parlamento Europeu (PE) com a chancela das confederações COPA COGECA que pretende «debater o papel das mulheres na garantia da sustentabilidade das famílias e das comunidades rurais, melhorando os meios de subsistência e o bem-estar comum».

Em nota enviada, a eurodeputada considera fundamental «identificar todos os obstáculos e descobrir as melhores práticas para alterar um contexto actual de grande dificuldade», acrescentando que é de enorme mais valia «incentivar as mulheres a empreenderem nas áreas rurais, através de formação especializada».

Temas como o acesso à educação e à formação profissional são essenciais para o aumento do emprego feminino e para promover a capacitação das mulheres, concorrendo também para a garantia da renovação sustentável na agricultura e para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.

As zonas rurais representam 93% do território da UE, mas apenas 28% da sua população vive nestas áreas. A eurodeputada, que integra a Comissão de Agricultura no PE, realça que «Portugal e o Minho também vivem estas realidades», afirmando que «é fundamental atrair e reter pessoas qualificadas, combater o envelhecimento das populações agrícolas, para melhorarmos o rendimento per capita destes territórios».

Por outro lado, na Europa, 35,1% da força de trabalho agrícola é do sexo feminino – o que demonstra que a sua participação é menor que a população activa total – e apenas 30% dos gestores agrícolas são mulheres.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER RURAL

No âmbito do Dia Internacional da Mulher Rural – realizado pela primeira vez em 2008 – é reconhecida uma importante contribuição das mulheres rurais, para incrementar o progresso da agricultura, melhorando a segurança alimentar, a sustentabilidade familiar e o combate à pobreza.

«Contudo, elas enfrentam barreiras estruturais e sociais discriminatórias, que restringem o seu poder de decisão e inibem em larga medida o devido reconhecimento do papel económico tão importante que têm em áreas como a Agricultura», sublinha, na mesma nota, Isabel Estrada Carvalhais.

Carvalhais é co-anfitriã, juntamente com a deputada francesa Anne Sander e a finlandesa Elsi Katainen, num evento que conta com um vasto painel de especialistas.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS