EDUCAÇÃO –

EDUCAÇÃO – -
ISAVE e mais cinco escolas superiores da Europa estudam criação de “Universidade Europeia”

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Superior de Saúde — ISAVE acolheu na sua sede, em Amares, uma reunião do Consórcio Erasmus + com a participação de mais cinco universidades da Europa, representadas através dos seus Reitores e Vice-Reitores.

Trata-se de um grupo de seis Escolas Superiores que estão apostadas na criação de uma “Universidade Europeia”, ou seja, uma espécie de instituição de ensino superior que congregue as sinergias de todas as 6 IES que compõem esta parceria.

Entre as acções apontadas como caminho para chegar a esta Universidade Europeia estão um “campus” de ensino superior digital, um ciclo de estudos comum, um MOOC, fluxos de mobilidade entre estudantes e docentes das Instituições parceiras, tendo em mente o slogan “Um espaço educativo onde ninguém fica para trás”.

O encontro abriu com uma intervenção de João Luís Nogueira, que apresentou aos Reitores Vice-Reitores das cinco universidades o Grupo Amar Terra Verde e a sua importância para a região do Minho nos capítulos do Ensino da Saúde e Formação profissional.

Participam neste encontro 16 responsáveis de Universidades oriundas de Finlândia (Ciências Aplicadas), Alemanha (Faculdade de Ciências Aplicadas de Wurzburg), Noruega (Universidade de Ciências Aplicadas), Roménia ( Universidade da Trasnsilvânia — Brasov) e Espanha (Universidade de Málaga).

Além de Reitores e Vice-Reitores, as delegações eram compostas por outros docentes com tarefas ligadas à inovação do ensino superior e relações internacionais universitárias.

Pelo ISAVE — anfitrião do encontro — estiveram presentes Mafalda Duarte (presidente), João Silva (professor e investigador) e Susana Oliveira (Departamento de Relações Internacionais).

O restante dia foi dedicado à discussão do projecto de candidatura às Universidades Europeias, à avaliação dos anteriores resultados, com vista a uma nova submissão do mesmo.

O grupo teve ainda a oportunidade de visitar a outra instituição do grupo, a Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, onde conheceu o projecto educativo e finalizaram a jornada de trabalho.

João Luís Nogueira destacou a importância deste Encontro organizado pelo ISAVE no que ele representa de «reconhecimento desta Escola Superior e da sua capacidade mobilizadora, capaz de ombrear com Universidades com dezenas de milhares de estudantes, para além de dar a conhecer as riquezas históricas, culturais, turísticas e gastronómicas de Amares e do Minho».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS