COVID-19 -
ISAVE participa em conferência transnacional que agrega sete universidades europeias

Nos dias 14 e 15 de Maio, estudantes e professores das universidades membros da 3IN, entre as quais se inclui o Instituto Superior de Saúde (ISAVE), em Amares, participam na conferência online sobre “Respostas à crise – uma visão transnacional”. De cada uma das sete universidades participam 45 alunos, num total de mais de 300 pessoas.

A Aliança 3IN (European University Alliance of Inclusion, Integration and Involvement) foi criada em 2019 como comunidade de aprendizagem composta por 95.000 estudantes, 8.000 professores, investigadores e centenas de pessoas interessadas e associa sete instituições de ensino superior.

PUBLICIDADE

Universidade Diaconia de Ciências Aplicadas (Finlândia), Especializada VID (Noruega), Ciências Aplicadas Würzburg-Schweinfurt (Alemanha), Transilvania de Brasov (Roménia), Málaga (Espanha), ISAVE Instituto Superior de Saúde (Portugal) e Sorbonne Paris Nord (França) são as instituições que integram a aliança.

Vários palestrantes das escolas da 3IN oferecem, durante dois dias, uma visão da situação actual da Covid-19 nos países com profissionais divulgando o modo como as universidades reagiram à crise, respondendo às perguntas: “Que desafios as pessoas enfrentam? Que impacto tem a Covid-19 na vida das pessoas?”

Esta conferência, através da plataforma Zoom, visa, ainda, partilhar informações e experiências sobre as medidas adoptadas nos sete países europeus e analisar como as sociedades estão a lidar com as novas realidades. Às apresentações segue-se o debate para incentivar a discussão internacional.

No primeiro dia, 14 de Maio, após as boas-vindas, é apresentada uma “Questão de confiança – como fazer numa situação crise?”, por Daniel Wimmer, FHWS – Alemanha; seguindo-se o tema “Noruega na crise do corona – situação atual e desafios futuros”, por Jana Midelfart e Øystein Wendelbo, VID – Noruega.

“Comunicação de marca durante a crise Covid-19” é o tema a apresentar por Florin Nechita, UniTBv – Roménia, no primeiro dia que encerra com “Serviços de Assistência à Criança na Noruega sob a Coronavírus”, por Tor Slettebø, VID – Noruega.

O segundo dia abre com uma intervenção sobre a “Resposta à crise do Covid-19 – A perspectiva portuguesa”, por João Silva, do ISAVE, seguindo-se uma palestra sobre “De volta ao futuro – à distância”, através de  Olli Vesterinen, Diak – Finlândia-

“A Crise e bloqueio de saúde: revelando desigualdades sociais” constitui o tema da intervenção de Daniel Verba, USPN, França, seguindo-se a abordagem ao “Covid-19 e imigrantes na Noruega: o papel das organizações religiosas”, por Bjørn Hallstein Holte, VID, Noruega. A jornada dupla encerra com uma resposta jurídica à crise, por Achim Förster, FHWS – Alemanha.