A iniciativa cultural ‘Itinerarium’ regressa, este sábado, com um convite para uma visita guiada pela ‘Arte Urbana em Braga, com Helena Pires e Ana ‘Muska’ Castro (CECS/UMinho). O ponto de encontro é na Escola Primária da Sé, pelas 10h00.
A iniciativa, promovida pelo município de Braga em parceria com a Universidade do Minho, para a promoção do conhecimento do património bracarense, é de entrada livre, mas os interessados devem efectuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.
O percurso pela Cidade Experimentada à Arte urbana de Braga pretende um maior conhecimento de 16 murais espalhados por toda a cidade, todos eles fruto do Festival Fenda.
Desde os murais da Escola da Sé até à zona da Torre de Menagem e rua do Raio, culminando na Escola Secundária Carlos Amarante, cada obra narra uma história única e reflecte a expressão criativa de artistas locais e internacionais. Esta experiência promete ser enriquecedora, à medida que percorremos as ruas de Braga, transformadas num autêntico museu ao ar livre.
O ‘Itinerarium’ divide-se em 4 eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. No programa de visitas e sessões de história local que decorre até ao final do ano prevê-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da história bracarense.
Refira-se que o projecto conta com a curadoria científica de Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
[email protected]