TERRAS DE BOURO - IV Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos nos dias 26, 27 e 28 de Outubro

TERRAS DE BOURO -
IV Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos nos dias 26, 27 e 28 de Outubro

O Núcleo Museológico de Vilarinho da Furna, em Campo do Gerês, irá acolher nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, as 4ºJornadas Técnicas sobre os Carvalhos. Esta iniciativa é organizada pela ATAHCA e conta com o apoio do Município de Terras de Bouro.

Estas Jornadas, realizadas de dois em dois anos, em anos pares, dão continuidade ao projecto iniciado em 2013, como corolário do objectivo partilhado por várias entidades de promoverem uma floresta portuguesa «saudável e rica para aqueles que nela vivem e dela dependem, bem como proporcionar espaços lúdicos e de ócio aos visitantes».

O evento tem a duração de 3 dias, é gratuito e decorre no Campo do Gerês, Terras de Bouro, em pleno coração do Minho e do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

PUBLICIDADE

Os participantes, oradores, convidados e escolas serão recebidos nos Museus de Vilarinho das Furnas e da Geira para partilharem a sua experiência e conhecimento através de apresentações, debates, provas gastronómicas e momentos didácticos.

Para além disso, estão ainda programadas saídas à floresta para conhecer o espaço, onde serão realizadas acções de plantação e colheita de sementes.

O lema escolhido para estas as “IV Jornadas Técnicas sobre os Carvalhos” foi “Educar para a Floresta Autóctone” e compreende três diferentes abordagens, são elas, “Educar para o futuro”, “Educar para amanhã” e “Educar para beneficiar”.

Em comunicado, pode ainda ler-se que a actividade pretende promover fazer «repensar sobre a forma de agir e incutir em todos, nomeadamente nos mais novos, uma consciência crítica sobre a problemática ambiental».

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até dia 19 de Outubro, em https://goo.gl/forms/fbc7QrJ8usYd6vlD2 ou martins@atahca.pt – José Carlos Martins -Técnico da ETL do GAL da ATAHCA – ou pode entrar em contacto para os números 253 321 130 e 911 193 518.