AMARES

AMARES -
JMJ 2023: Arciprestado de Amares acolhe 130 jovens alemães de 26 a 31 de Julho com extenso programa

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O arciprestado de Amares vai acolher 130 jovens alemães que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, de 02 a 06 de Agosto. O acolhimento vai decorrer de 26 a 31 de Julho, anuncia o coordenador concelhio, o padre António Magalhães.

«Neste contexto, vai promover os DnD (= Dias nas Dioceses), encontros na semana que antecede a JMJ (26 a 31 de julho) e consiste na integração dos jovens vindos de todo o mundo nas nossas paróquias», anuncia.

Durante esses dias, os peregrinos podem ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da JMJ, em instalações públicas, paroquiais ou casas de famílias.

Recorde-se que, na diocese de Braga serão acolhidos 7.500 jovens, 130 dos quais no arciprestado de Amares.

PROGRAMA EM AMARES  

O COA (= Comité Organizador Arciprestal) de Amares já definiu o programa para esses dias.

«Contamos, por isso, com o contributo/colaboração das paróquias de modo que a estadia destes 130 jovens alemães, entre nós nos DnD, seja um momento de graça, um bem maior para todos», assinala o arcipreste.

Vinca ainda que, «além da presença, também aceitamos voluntários para outros serviços, mais eficientes e menos pesados (onerosos) na logística: transporte de alguns peregrinos; higiene e limpeza dos balneários; apoio na distribuição das refeições e serviços de cozinha; diversas tarefas na “noite cultural”».

Nas manhãs de 27 a 29, os jovens são acolhidos nas paróquias, onde vão tomar o pequeno almoço, seguido de momento de convívio e interação com as comunidades (integração, apresentação) e oração conjunta ao final da manhã.

Dia 27, nas paróquias do padre Paulo Neiva e padre António Magalhães; dia 28, nas paróquias do padre Nuno Oliveira, Vítor Hugo e Tiago Barbosa; dia 29, nas paróquias do padre José Almeida e Serafim Fernandes.

A parte da tarde destes dias será preenchida com roteiros que possibilitem o conhecimento das tradições, cultura, monumentos e lugares de interesse local.

Na noite do dia 29 – Sábado – tem lugar a “Noite Cultural” aberta a toda a população, sobretudo aos mais novos, promovendo a divulgação e partilha das nossas tradições e marcas culturais junto dos jovens peregrinos.

No dia 30 (Domingo) o programa converge para Braga onde, pela manhã, se inclui a visita aos monumentos e lugares de referência na cidade e, pelas 17h00, tem lugar a celebração da Eucaristia (na Avenida Central) com todos os jovens acolhidos na diocese de Braga no âmbito dos DnD.

Depois, estes jovens partem para Lisboa, rumo à JMJ 23.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS